:: ALINHAMENTO

E o alinhamento? Esse também deve ser feito a cada 10 mil quilômetros, mas tem outra função no veículo. Ele "organiza" o grau de abertura e fechamento das rodas. Para perceber se o carro precisa ou não ser alinhado, basta notar se há desgaste irregular dos pneus, se o volante está fora de centro e se os pneus vivem cantando nas curvas.

"Nada impede que os dois serviços sejam feitos simultaneamente, para a prevenção de problemas maiores e mais graves", diz André. Na cidade de São Paulo, esses serviços custam, em média, R$ 50,00 (alinhamento e balanceamento, inclusive do step).

Os pneus, mesmo que bem conservados, devem ser substituídos depois dos 80 mil quilômetros.

O motorista deve fazer o rodízio de pneus, trocando os da frente pelos de trás e vice-versa, para que não haja muita diferença de desgaste entre eles.

O ideal é calibrar os pneus do carro uma vez por semana. Cada veículo tem um número específico - que deve ser respeitado - para a calibragem, nem acima nem abaixo do valor especificado pela montadora. Tomando esses cuidados, o motorista evita que os pneus aqueçam muito e tenham seu desempenho prejudicado e sua vida útil encurtada.

ALINHAMENTO

Por que fazer alinhamento é importante?

Na maioria dos veículos, o alinhamento previne:

• O desgaste irregular dos pneus, aumentando a sua vida útil;
• O aumento do atrito do pneu no solo, contribuindo para a economia de combustível do veículo;
• O deslocamento do veículo, melhorando a dirigibilidade e a segurança.

Isso fará com que você tenha que trocar os pneus antes do esperado.
Um simples desalinhamento pode ocasionar sérios problemas, já que o objetivo é otimizar a dirigibilidade e maximizar a vida útil dos pneus.